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CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 22h29 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 14h48 | Acessos: 6646

 

Laranja-Linhas-An-ncio-Apresenta-o 

DIREÇÃO
 

SERVIDOR (A)

FUNÇÃO

CONTATO

Dra. Leandra Cardoso Pinheiro

 

Diretora

biologia_soure@ufpa.br

(91) 32018872

Dr. Márcio Joaquim da Silva

Vice-diretor

Téc. Carlos André Cruz

Secretário

 

 

CALENDÁRIOS DE ATIVIDADES
 

ANO

PERÍODO

LINK

2021

Calendário UFPA 2021

2021

Calendário Facbio - Período Letivo 3

2021

Semana de Defesa de TCC

2021

Calendário de Atividades Complementares PL3



DOCENTES
DOCENTES
Links_

Dr. Adriano Biancalana biancalana@ufpa.br   

Dra. Cinthya Cristina Bulhões Arruda  cinthya@ufpa.br                             

Dra. Fernanda Simas Corrêa Biancalana fbiancalana@ufpa.br

Laranja-Linhas-An-ncio-Apresenta-o-1
 
 
 
 
 

 

DOCENTE

ÁREA DE ATUAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO

 

Dr. Adriano Biancalana

biancalana@ufpa.br

 

Biologia Celular e Molecular

Estudo do desenvolvimento maturativo e reprodutivo dos caranguejos e siris

Promovendo análises das estruturas reprodutivas Estudo dos aguilhoes de raias

Análise das células de veneno

     

Dra. Cinthya Cristina Bulhões Arruda 

cinthya@ufpa.br

Biologia, Conservação e Uso de Plantas

Biologia e Conservação vegetal, Etnobotânica, Agroecologia, Ensino de Botânica, Educação ambiental crítica, Alfabetização ecológica

     

Dra. Fernanda Simas Corrêa Biancalana

fbiancalana@ufpa.br

Microbiologia e Parasitologia

Fungos melanizados, micoses de implantação, Parasitologia (pesquisa de cistos de protozoários e ovos de helmintos). Preservação da água potável, e divulgação de informações sobre doenças infectocontagiosas

 

Dra. Leandra Cardoso Pinheiro

lcardoso@ufpa.br

Ecologia e Zoologia de Anfíbios e Répteis

Levantamento de fauna , Efeitos bióticos e abióticos sobre a herpetofauna, História Natural, Diversidade e distribuição

     

Dr. Márcio Joaquim da Silva

silvamj@ufpa.br

Conservação, Ecologia e Sistemática de peixes

Diversidade filogenética e funcional, Ecologia trófica, Biologia reprodutiva, Desembarque pesqueiro, Caracterização Ambiental

     

Dra. Marina Barreira Mendonça

barreira.mm@ufpa.br

Biodiversidade de Peixes Neotropicais

Ecologia alimentar

Inventários ictiofaunisticos

Sistemática e Taxonomia de Siluriformes Neotropicais

 

Dr. Youszef Oliveira da Cunha Bitar

youszef@ufpa.br

Ecologia de Comunidades

Efeitos dos impactos ambientais sobre as espécies, Monitoramento de fauna, Padrões de diversidade e distribuição

 

 

RESOLUÇÕES DA FACULDADE 
 

ASSUNTO

DOCUMENTO

LINK

Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico de Curso

Regimento Interno Facbio

Resolução No X, que disciplina e estrutura o funcionamento da Faculdade de Ciências Biológicas (FACBIO) da Universidade Federal do Pará, subunidade acadêmica de graduação vinculada ao Campus Universitário de Soure.

<em construção>

Trabalho de Conclusão de Curso

Resolução No 001/2019, que define normas e critérios de orientação, elaboração e avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Atividades Complementares

Resolução No X, que regulamenta as atividades formativas complementares obrigatórias

<em atualização>

Tutoria

Resolução No 001/2020, que dispõe sobre as normas para o acesso ao regime de tutorial para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Estágios

Resolução N

<em construção>

 

o X, que as atividades de estágio no Campus Universitário do Marajó-Soure da Universidade Federal do Pará.

 

Laboratório Multidisciplinar

Resolução No X, que dispões sobre as normas de uso do Laboratório Multidisciplinar Marie Curie

<em construção>

 

MODELOS DE DOCUMENTOS 
 

ASSUNTO

LINK

Normas para a elaboração do Projeto de TCC (TCCI)

Normas para a elaboração da Redação Final de TCC (TCC II)

Termo de Compromisso de Orientação de TCC

Carta de compromisso do (a) Coorientador (a) de TCC

Ficha de avaliação para banca de TCC II (Apenas para docentes)

Modelo de ata de defesa de TCC II (Apenas para docentes)

Modelo de declaração para banca externa de TCC II (Apenas para docentes)

Carta de Apresentação do Estágio Supervisionado

Plano de Atividades Semestrais do Estágio Supervisionado Obrigatório

Relatório Semestral de Estágio Supervisionado

Modelo de Plano de Ensino (Apenas para docentes)

 

 
REQUISIÇÕES DISCENTE PARA A SECRETARIA 
 

ASSUNTO

LINK PARA A SOLICITAÇÃO

REVISÃO DE CONCEITO DE DISCENTE

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Ler artigos 103 e 104 do Regulamento de Graduação da UFPA

A revisão de conceito pode ser solicitada em caso de discordância quanto ao conceito lançado, quando não houve erro por parte do (a) docente no lançamento. A revisão deve ser solicitada por meio de requerimento formalizado pelo/a discente em até três dias após a divulgação do conceito, sendo nomeada comissão de até três docentes para análise. Caso tenha havido erro pelo (a) professor (a), este (a) deve pedir a correção diretamente ao CIAC via SAGITTA na opção ALTERAÇÃO DE CONCEITOS (devendo o discente comunicar o mesmo).

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Ler artigos 36, 37, 38 e 39 do Regulamento de Graduação da UFPA

O (A) discente pode solicitar o aproveitamento de estudos em disciplinas da Faculdade, anexando a (s) ementas das disciplinas cursadas com aproveitamento em outra instituição. A (s) ementa (s) deverá (ão) ser assinada (s) pela direção do campus onde a (s) disciplina (s) foi/foram cursada (s) e anexada (s) à solicitação, assim como o histórico discente da instituição onde a disciplina foi cursada.

SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO, ATESTADOS OU DECLARAÇÕES

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

O (A) discente deve especificar no campo descrição, para quais fins solicita a declaração ou atestado e informar quais as informações que devem estar presentes no documento.

O histórico pode ser emitido pelo (a) próprio (a) aluno (a) no SIGAA. Caso seja necessário que o histórico esteja com carimbo e assinatura, o/a discente deve dar continuidade nesta chamada anexando o histórico em PDF.

A declaração de conclusão de curso será concedida para o (a) discente que participou da Solenidade de Colação de Grau e aguarda emissão do Diploma de Graduação.

A declaração de provável concluinte é um Documento concedido para o (a) discente que integralizou complemente ou parcialmente, porém não colou grau.

Somente serão emitidas declarações de matrícula se este documento não estiver disponível no SIGAA ou em caso de necessidade de documento com informações adicionais que não estejam contempladas no SIGAA, exemplo; carimbo e assinatura.

INCLUSÃO/EXCLUSÃO DE MATRÍCULA

 

Este serviço é destinado aos/as discentes, que por motivo plausível, não conseguiram se matricular dentro do prazo estabelecido pelo calendário acadêmico. É importante ressaltar

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Perguntas Frequentes

Onde realizo a minha matrícula online?

A solicitação de matrícula deverá ser realizada pelo/a próprio/a discente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para se matricular basta acessar o SIGAA-UFPA, Portal Discente>> Ensino >> Matrícula online >> Realizar Matrícula.

É importante ressaltar que a realização da matrícula, trata-se apenas de uma solicitação. O (A) discente, antes do início de suas aulas,

 

que o (a) aluno (a) deve realizar o ajuste de sua matrícula, via SIGAA, dentro do prazo do Calendário e só está sendo aberta esta exceção devido a pandemia da Covid-19.

 

 

deverá conferir no histórico Acadêmico se constam registradas, com situação MATRICULADO (A), todas as componentes curriculares do período letivo. Caso perceba que não está matriculado/a em todas as componentes curriculares do período letivo, o/a discente deverá informar a Secretaria Integrada de Graduação imediatamente.

 

É necessário realizar minha matrícula a cada período letivo?

Sim. É obrigação do/a aluno/a realizar sua matrícula em cada período letivo. É importante ressaltar que os prazos para matrícula são estabelecidos pelo Calendário Acadêmico da UFPA.

Obs.: A ausência de confirmação de matrícula em um período letivo implicará o trancamento da mesma pela Subunidade (Art. 15, § 3º do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA, Resolução n. 4.399, de 14/05/2013).

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM TCC  

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

O (A) discente deve solicitar a matrícula na atividade de TCC dentro do período de matrícula do semestre corrente de defesa, anexando o Termo de Aceite de Orientação devidamente assinado. O/A discente deve destacar se a matrícula será feita para TCC I ou II.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA/TURMA

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Solicitação de reserva de vaga para discentes do CSOUR em turnos distintos do que estudam. O pedido deve ser feito antes do período de oferta do calendário acadêmico.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

 

Solicitação de matrícula na disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório I (EJA), II (Deficiências Múltiplas), III (Ensino fundamental), IV (Ensino Médio).

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

O (A) discente deve especificar o período letivo, a disciplina e a justificativa para seu afastamento do curso. Caberá a faculdade apreciar o pedido de trancamento e quando deferido, autorizá-lo junto ao CIAC. O período cumulativo de trancamento não poderá ultrapassar 2 períodos letivos consecutivos ou 4 alternados. Não é permitido ao discente o trancamento no primeiro período letivo de seu Curso.

SOLICITAÇÃO DE EMENTAS/GRADES CURRICULARES

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

O (A) discente deve especificar quais as disciplinas/grades

TUTORIA PARA MODALIDADE PRESENCIAL

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

 

Ler artigos 48 a 55 do Regulamento de Graduação da UFPA e a Resolução da Facbio que dispõe sobre Tutoria.

Este serviço é destinado aos alunos/as que desejam se matricular em um Ensino Individual (tutoria). Primeiramente o/a aluno/a deverá realizar a solicitação via SIGAA. Para realizar a solicitação via SIGAA, o/a discente deve acessar o sistema, clicar na opção Ensino>>Solicitações de Ensino Individual>>Solicitar Ensino Individual. Será solicitado o Código da Disciplina, caso não saiba basta

 

consultar seu Histórico Acadêmico e obter a informação. Após a solicitação via SIGAA, o/a aluno deve solicitar à SIGRAD, via SAGITTA, o atendimento de sua demanda.

SOLICITAÇÃO DE AVALIAÇÃO EM SEGUNDA CHAMADA

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

O/a discente que perder a avaliação de disciplina, deve solicitar a segunda chamada em até 72 horas, anexar atestado médico, ou outro documento para justificar o ato impeditivo.

ATENDIMENTO DOMICILIAR

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Ler artigos 40 ao 42 do Regulamento de Graduação da UFPA

Nos termos da Resolução nº 6/2007, o requerimento deve conter informações precisas para contato com o/a aluno/a (telefone, endereço residencial, endereço de correio eletrônico, número de matrícula) e o documento de comprovação firmado por profissional legalmente habilitado com o período de início e o de término do impedimento, como também, em caso de doença, constar o CID (Código Internacional de Doenças). O laudo médico deverá ser homologado pela junta médica da UFPA. Pode ser necessário que o/a discente seja chamado/a para juntar os documentos originais.

CONTAGEM DE CRÉDITO EM ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Neste serviço o (a) discente poderá solicitar a integralização da carga horária de atividades complementares previstas no curso. O (A) discente deverá anexar os documentos comprobatórios de participação em atividades-curriculares-complementares conforme modelo disponibilizado pela faculdade. Além disso, o/a discente deve destacar para qual AACC ele (a) pretende integralizar a carga-horária.

PROCESSOS DE PRESCRIÇÃO

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Solicitação de Processos de Prescrição para alunos/as dos cursos do Campus

AGENDAMENTO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Serviço utilizado para entrega de Diplomas, Certificados, Declarações e Históricos.

Observações importantes: chegue no horário agendado; uso de máscara obrigatório (conforme bandeiramento da UFPA); só será permitida a entrada de uma pessoa para receber o documento; traga um documento oficial de identificação; recebimento por terceiros apenas com procuração particular, simples, com fins específicos para recebimento do diploma na UFPA; o local de entrega do diploma será a Secretaria Acadêmica; os dias da semana em que funcionarão os plantões para entrega de diplomas serão terças-feiras e quintas-feiras, no horário das 09:00hs às 11:30hs

LÁUREA ACADÊMICA

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Conforme a Resolução do CONSUN 4.985/2017 e a Resolução da FFTO 08 de 05/02/2020. Solicitação de láurea acadêmica por discentes concluintes que tenham auferido destacado aproveitamento acadêmico em atividades curriculares, de pesquisa ou de extensão. Conforme a resolução 4.985/2017 para solicitar a Láurea acadêmica é necessário atender aos seguintes critérios: I – ter Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) igual ou superior a 9,0 (nove); II – não ter reprovação em seu Histórico Escolar, seja por motivo de insuficiência ou por não ter a frequência mínima exigida em atividades curriculares cursadas na UFPA; III – ter participado de programas de ensino ou projetos pesquisa, extensão ou de programas de Mobilidade Nacional ou Internacional; IV – ter realizado todo o Curso, dentro do tempo previsto

 

pelo Projeto Pedagógico do Curso; V – ter realizado, no mínimo, 3/4 (três quartos) dos créditos do Curso na UFPA. http://www.ffto.ufpa.br/arquivos/RESOLUCAO-08-FFTO-LAUREA-ACADEMICA.pdf

Solicitar dez dias a partir do término do período do lançamento do conceito final ou com a antecedência 50 dias antes da colação de grau.

ABREVIAÇÃO DA DURAÇÃO DO CURSO

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Segue o previsto nos artigos 43 ao 46 do Regulamento de Graduação. O processo será conduzido por uma Banca Examinadora e apreciado pelo Conselho da faculdade.

ANTECIPAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Para solicitar a antecipação da colação de grau o (a) aluno (a) precisa ter integralizado o curso de graduação conforme disciplina o Regulamento da Graduação e a PORTARIA PROEG Nº 003/2020.

ENVIO DE DOCUMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Serviço destinado ao discente para envio de documentação para o trâmite de colação de grau.

LAUDA DE DIPLOMA

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Envio de documentos para solicitação de Diploma. Envio da Lauda + RG + CPF

EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA COM URGÊNCIA

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

No período de pandemia o CIAC está expedindo apenas diplomas com pedido de urgência.

OUTRA (S) DEMANDA (S) NÃO LISTADAS  

 

https://forms.gle/pd8zKDFTozofL6BLA

Serviço usado para a solicitação de outra (s) demanda (s) não listadas.

 

REQUISIÇÕES DOCENTES
 

ASSUNTO

RECOMENDAÇÕES E LINK PARA A SOLICITAÇÃO

AGENDAMENTO DE BANCA DE TCC

 

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

O (A) docente deve verificar os prazos de defesa e semana de apresentação de TCC disponibilizado pela direção da Faculdade. A Secretaria não deve agendar dois/duas discentes no mesmo horário para o mesmo curso, disponibilizando o tempo de 60 minutos para cada defesa de TCC.

O (A) orientador (a) deve enviar na solicitação: I. Nome do discente; II. Título do Trabalho; III. Data desejada para a defesa; IV. Turno desejado; V. Banca examinadora; VI. Coorientador (a), se houver; VII. Indicação se a defesa ocorrerá de forma remota ou presencial.

ENVIO DA ATA DE TCC

 

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Serviço usado para que o (a) docente possa anexar a ATA de TCC do seu referido (a) aluno (a), após a defesa de TCC. O (A) docente deve anexar em até 5 dias úteis da defesa de TCC conforme modelo disponibilizado pela sua referida faculdade. A Ata também pode ser enviada impressa na secretaria da faculdade.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Serviço para solicitação de atas de reuniões colegiadas e NDE, declarações, lista de discentes matriculados por turma, lista de contatos de discentes atualizada, dentre outras listas e relatórios com informações discentes e docentes.

ENVIO DE PLANOS DE ENSINO

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Encaminhamento de planos de ensino das atividades curriculares por período letivo, conforme prazo estipulado pela faculdade

RESERVA DE HORÁRIO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Agendamento do laboratório multidisciplinar Marie Curie para aulas práticas e/ou outras atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Este espaço está sob coordenação da Faculdade de Ciências Biológicas e as regras de funcionamento e estão estabelecidas em Regulamentação Própria.

SOLICITAÇÃO DE ITENS DE PAUTA

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Os pontos de pautas e informes deverão ser solicitados acompanhados da documentação necessária. Obedecendo os prazos estipulados na convocação da reunião.

AD REFERENDUM PARA DOCENTES

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Solicitação de aprovação ad referendum para assuntos que exijam urgência na tramitação. A aprovação ad referendum deverá ser homologada pelo Conselho da Faculdade no prazo máximo de 30 dias corridos.

DECLARAÇÃO/PORTARIAS

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Comprovar/descrever o que se pede para que a Direção da Facbio declare ou ateste e especificar o que deve constar no documento à ser expedido.

REGISTRO DE PROJETO DOCENTE

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Serviço usado para que o/a docente envie seu Projeto de Ensino, Pesquisa e/ou extensão para a direção da Facbio, para que seja feito o

 

acompanhamento da produção docente. Encaminhar portaria da coordenação e o Projeto aprovado.

SOLICITAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE COORIENTADOR (A)

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Serviço usado para submissão e aprovação de Coorientador Externo para Trabalho de Conclusão de Curso. Anexar os documentos pertinentes conforme previsto em Regulamentação Própria da Facbio.

COMUNICAÇÃO DE AFASTAMENTO

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Serviço usado para que o (a) docente informe sua ausência do Campus por motivo de férias, afastamento para congresso, evento científico, simpósio, atividades de campo, capacitação, motivos de saúde etc. Com exceção de férias, faça uma breve justificativa da falta. A comunicação à faculdade não desobriga o (a) servidor (a) de cumprir o previsto no manual do servidor (caso se aplique).

OUTRA (S) DEMANDA (S) NÃO LISTADAS

https://forms.gle/eZY3WG3CErVSM8F89

 

Serviço usado para a solicitação de outra (s) demanda (s) não listadas

 

 

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