Página inicial > Últimas Notícias > Campus de Soure promove Colóquio Mesorregional

Campus de Soure promove Colóquio Mesorregional

• Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 16h50
  • Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 09h29

“Governança, desenvolvimento e controle social na ilha do Marajó”. Esse foi o tema do primeiro Colóquio Mesorregional de Soure, realizado nos dias 04, 05 e 06 de setembro, no auditório Santo Agostinho da Prelazia do Marajó e no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure. O evento reuniu vários atores sociais e políticos com o objetivo de construir uma agenda mesorregional com inclusão social.

O Colóquio debateu temas importantes como: participação e controle social na gestão pública, direitos humanos, segurança, proteção social, arte, cultura e meio-ambiente. Esses temas foram trabalhados por membros da sociedade civil, servidores da UFPA e da Universidade do Estado do Pará (UEPA), funcionários públicos municipais, autoridades religiosas da Prelazia do Marajó e autoridade policial.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da coordenadora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus Salvaterra, professora Carmelita Ribeiro, do Coordenador do Campus de Soure; professor Anderson Maia, do Dom José Luiz Ascona da Prelazia do Marajó, do pró-reitor de extensão; professor Nelson Souza e do vice-reitor da UFPA; professor Gilmar Pereira. Eles também coordenaram as mesas redondas durante os três dias do evento.

Para o vice-reitor, professor Gilmar Pereira, o colóquio é uma forma de conhecer os atores sociais envolvidos para o crescimento da região onde a UFPA está inserida. “A universidade precisa compreender o estado e atuar nas áreas em que ela possa contribuir para o desenvolvimento, logo esse evento no Marajó é um espaço estratégico para discutir sobre educação, trabalho, renda entre outros temas que são importantíssimos para o crescimento da região”, afirmou o professor.

Para o pró-reitor de extensão, professor Nelson Souza: A participação foi expressiva. “Nós conseguimos ter uma explicação ampla e profunda sobre a realidade dessa região, e a partir do que foi trabalhado aqui e em Breves, onde foi realizado o primeiro colóquio no inicio do ano, nós lançaremos para esses dois campi elementos para que juntos comecemos a elaborar vinte projetos de extensão que devem ocorrer no arquipélago do Marajó”, afirmou o professor.

De acordo com o coordenador do Campus de Soure, professor Anderson Maia, o colóquio tornará o Campus de Soure um agente social de mudança. “A UFPA quer transformar à sociedade e não apenas formar profissionais para o mercado de trabalho, a instituição quer formar profissionais com senso crítico, preocupados com as questões sociais e que de alguma forma eles possam contribuir com seus trabalhos nas questões sociais”, afirmou o professor.

Texto e Fotos: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Soure