Página inicial > Últimas Notícias > UFPA – Campus Soure promove minicurso de Elaboração de Mapas

UFPA – Campus Soure promove minicurso de Elaboração de Mapas

• Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 11h25
  • Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 11h25

O Campus Universitário da UFPA Marajó – Soure realizou do dia 12 ao dia 16 de agosto, o minicurso de Elaboração de Mapas, ministrado pelo professor, doutor, Márcio Joaquim da Silva. 28 alunos do curso de Ciências Biológicas e Geografia participaram da qualificação, que teve como principal objetivo facilitar o entendimento e as diferenças entre os tipos de dados georreferenciados e como integrá-los em uma base de dados geográfica. Além de, elaborar mapas temáticos acadêmicos.

De acordo com o professor Márcio Joaquim, o curso é muito relevante para os discentes , pois, “as ferramentas de Geoprocessamento de dados têm ganhado destaque nas diversas áreas do conhecimento. Seu uso crescente em trabalhos acadêmicos e iniciativa privada demonstra a necessidade dos profissionais dominarem estes conteúdos e softwares. Nesse contexto, busquei apresentar aos alunos os princípios teóricos e práticos do processamento de dados geográficos (usando o programa QuantumGIS) e capacitá-los minimamente para o uso destes conceitos na academia”, declarou o docente.

O curso teve uma procura maior do que a esperada pelo docente e contou com a participação também de estudantes de pós-graduação em Ciências Biológicas e Geografia. Outros minicursos devem ser promovidos pelo professor Márcio Joaquim em 2020, um com a mesma abrangência e outro mais avançado.

Texto: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó - Soure