Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Auxílios e programas
Início do conteúdo da página

Auxílios e programas

Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 03h12 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 20h12 | Acessos: 109

Na DAEST são oferecidos os seguintes serviços:

I - ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTO PSICOEDUCACIONAL:

Consiste na disponibilidade de acolhimento e acompanhamento aos discentes por meio de escuta psicológica individual e/ou coletiva voltada a demandas educacionais no nível superior de ensino, possibilitando a identificação das dificuldades que influenciam o percurso e permanência dos estudantes no ambiente acadêmico, realizando-se ainda orientações tanto aos discentes quanto aos servidores, incluindo Coordenação de Campus e Cursos, bem como Direção de Faculdades, realização de ações que promovam a saúde emocional/mental e encaminhamento a outros serviços e setores internos e externos à UFPA, quando necessários.

II – PROGRAMA PERMANÊNCIA

O Programa Permanência é destinado a estudantes de primeira graduação que apresentem renda familiar mensal de até, 3 salários mínimos, constituindo o  que  conceitua-se como vulnerabilidade socioeconômica. No caso do Campus Marajó-Soure, por conta do perfil, são disponibilizados os seguintes auxílios:

Auxílio Permanência: objetiva promover, por meio de auxílio financeiro, a permanência do discente de graduação no curso, e garantir a diplomação em tempo regular. É destinado a estudantes regularmente matriculado no curso de graduação da UFPA e que não possui diploma de curso superior, entre outros critérios, previstos em Edital vigente, no site da SAEST/UFPA.

Auxílio Moradia:  destina-se ao discente que se encontra fora da sua cidade de origem, decorrente da aprovação no vestibular da UFPA, que não   dispõe de  vaga gratuita em  residência estudantil ou se encontre sem condições de arcar com o custo da moradia.

Auxílio Emergencial: é um subsídio financeiro, com prazo determinado, concedido aos discentes de graduação em casos de excepcionalidade ou extrema vulnerabilidade socioeconômica e risco social, após avaliação realizada por equipe técnica, que, por alguma questão recente e emergencial, não consegue  suprir despesas com sua permanência na instituição.

Auxílio Intervalar: consiste em amparar o discente de cursos de graduação  intensivos  (intervalar)  em  situação  de vulnerabilidade socioeconômica, com objetivo de arcar com o custo  parcial ou  integral das  despesas  com  o  transporte, alimentação, moradia e material didático pedagógico, de forma a promover sua permanência no tempo regular do seu custo até sua diplomação, de modo que ele possa concluir com êxito o curso.

Auxílio moradia para discentes indígenas, quilombolas e de populações tradicionais: destina-se a assistir financeiramente o discente indígena, quilombola ou de populações tradicionais que necessita residir fora da sua cidade de origem durante o período de sua graduação e não dispõe de vaga gratuita em CEUS/UFPA e não possui condições financeiras de arcar com o custo de aluguel até a integralização do seu curso.

Unicreche: A ação visa subsidiar, com um auxílio mensal, os estudantes de graduação presencial da Universidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na contratação de serviços de creches para seus filhos na idade de 18 meses a 5 anos, 11 meses  e  29 dias.  Aqueles que participam de programas de assistência estudantil da SAEST já estão aptos a solicitar o benefício. Alunos que não se encontram inscritos nestes programas também poderão solicitar o auxílio, mediante avaliação de sua situação pela Equipe Técnica da SAEST.

Auxílio PCD: É destinado ao discente PCD (Pessoa com Deficiência) de curso de graduação presencial da UFPA que se encontre em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de modo  a  promover  sua  permanência no  curso de  primeira graduação com qualidade e garantir a diplomação em tempo regular.

Auxílio kit PCD: Visa garantir a permanência e a diplomação do estudante PCD (Pessoa com Deficiência) e vulnerável socioeconomicamente no curso de graduação da UFPA, quanto ao que tange a aquisição de tecnologias assistivas e material inclusivo e de acessibilidade, de uso individual, priorizando a autonomia do estudante em relação às atividades do curso, tanto de Belém quanto do interior do Estado.

Auxílio acesso à língua estrangeira: Apoio financeiro para a realização dos cursos livres de língua estrangeira (inglês, francês e espanhol) gratuitamente, além de garantir aos estudantes selecionados o material didático sem ônus.

III - PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC  – PBP MEC: O Programa de Bolsa Permanência – PBP MEC é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em instituições Federais de Ensino Superior.

IV - PROGRAMA ESTUDANTE SAUDÁVEL: O objetivo do Programa é promover ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abranjam assistência e atendimento à saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico e o tratamento de baixa complexidade, visando o bem-estar e a qualidade de vida do discente, contribuindo para sua permanência e conclusão de curso de graduação nesta Universidade, por meio de encaminhamentos a diversos serviços internos e externos (vinculados à SAEST) da UFPA, como os hospitais Universitários, a Clínica de psicologia e o SAPS.

Para maiores informações, contatar a equipe técnica via e-mail: daestufpasoure@gmail.com

 

 

Fim do conteúdo da página