Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campus de Soure e SEMMA promovem Semana do Meio-ambiente
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus de Soure e SEMMA promovem Semana do Meio-ambiente

  • Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 20h14
  • Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 20h26

Consumo consciente, Poluição sonora, Problemas ambientais, Impactos dos resíduos sólidos, esses e outros temas foram trabalhados por meio de um ciclo de palestras no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, no dia 04 de junho, em comemoração a Semana do Meio-ambiente. Servidores públicos, estudantes, autoridades policiais e judiciárias participaram do evento que foi organizado pela Secretaria Municipal de meio-Ambiente (SEMMA), em parceria com a UFPA e a Prefeitura de Soure.

A programação da Semana do Meio-ambiente começou na manhã do dia 04, no Campus de Soure, com um ciclo de palestras. O professor veterinário; Loreno Francez, falou sobre: Bem-estar animal e sustentabilidade, a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Lisângela Cassiano, palestrou sobre: Impactos dos Resíduos Sólidos na Unidade de Conservação Reserva Extrativista Marinha de Soure, já a diretora da faculdade de Ciências Biológicas; Cinthya Arruda, falou sobre o Consumo consciente e poluição pelo plástico.

No período da tarde houve palestras sobre os principais problemas ambientais do Município de Soure com a secretária municipal de meio ambiente; Dirlene Silva e Análise criminal da poluição sonora abordado pelo delegado superintendente; Rodrigo Amorim. O evento encerrou com o tema: Direito e Educação-Ambiental trabalhado pelo promotor de justiça titular de Soure, Guilherme Coelho.

 Os temas trabalhados durante o evento contaram com a participação do público, que apresentou dúvidas e sugeriu ideias sobre combate à poluição, punição de pessoas que maltratam animais, reciclagem, reutilização, legislação ambiental, etc.

A professora Cinthya Arruda, destacou em sua palestra, a problemática do plástico e do tempo que ele leva para se decompor. Ela sugeriu ideias de consumo consciente e convidou o público presente para fazer uma reflexão sobre o futuro do planeta e o quanto todos são responsáveis pela preservação do mundo em que vivemos.  A docente também coordena o Puxirm, grupo de Educação Ambiental. “O grupo de educação ambiental ele traz essa proposta de levar esses conhecimentos, que já estão sendo divulgados pela ciência da problemática do lixo e de discutir questões de consumo consciente e de alfabetização ecológica. O grupo Puxirum é aberto, não envolve só estudantes, qualquer pessoa da sociedade civil pode participar”,  afirmou a professora.

Programação 05 de junho

A Secretaria Municipal de Meio-ambiente (SEMMA) deu continuidade à programação, no dia 05 de junho, quarta-feira, com Pedágio Ambiental com distribuição de plantas frutíferas e ornamentais no centro da cidade, entrevistas nas rádios locais e palestras e dinâmicas ambientais nas escolas de ensino fundamental menor.

Zero descartável

O departamento de compras da UFPA Campus Soure não adquiri mais matérias descartáveis de plástico. A iniciativa começou no inicio deste ano, a solicitação foi feita pela Faculdade de Ciências Biológicas para a Coordenação Geral do Campus que aceitou e ideia e abraçou a causa. Todos os eventos promovidos pela instituição não utilizam mais plásticos descartáveis. E o próprio público que prestigia o evento já está adaptado. Eles trazem garrafas ou canecas para consumir água nos bebedouros da universidade.

Texto e Fotos: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página