Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Licenciatura Integrada apresentam trabalhos com música, teatro e dança

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 18h29
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 17h02

Os estudantes do curso de Licenciatura Integrada, do Campus Universitário da UFPA Marajó – Soure apresentaram uma série de trabalhos entre os dias 12 e 18 de agosto, ligados ao tema Abordagens curriculares para educação em ciências, matemática e linguagens III, ministrado pela professora Ana Cristina Pimentel. Dentre os assuntos trabalhados no tema, houve a lei 10.639/2003, referente à obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas na educação básica. E para dinamizar o estudo da lei, os grupos apresentaram parte do conteúdo, de forma diferenciada e acessível para alunos dos anos iniciais ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondentes à atividade proposta, bem como os componentes curriculares a serem contemplados.

As apresentações contaram com teatro de fantoches para alunos do 4º ao 6º ano, explicando a história dos quilombos, teatro de varas e uma dinâmica com balões coloridos; explorando a história do prato culinário: Feijoada, apresentação de um vídeo e uma dinâmica sobre a língua Tupi, peça teatral relacionada à cultura negra, interpretando como surgiu o prato da “Feijoada”.

Houve também um mural para explicar a origem de utensílios, músicas, danças, brincadeiras, religiões e da culinária  local, oriundos da cultura africana, propondo a confecção de um grande livro pela turma,  intitulado: “Ancestralidade Afro Brasileira, Capoeira”, explicando o vestuário, instrumentos, golpes, músicas, para diferenciar movimentos da capoeira de angola da regional; que contou com a apresentação do grupo de Capoeira de Soure: Ginga Marajó e a dança da lenda da Matinta Pereira que contou com a apresentação dos Grupo Parafolclórico Eco Marajoara, Ecotema e Grutema, representados por seus respectivos componentes e coordenados pelos professores Lucio e Heloisa.

Texto: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó - Soure.