Página inicial > Últimas Notícias > UFPA outorga grau a alunos que já integralizaram seus cursos

UFPA outorga grau a alunos que já integralizaram seus cursos

• Publicado: Sábado, 09 de Maio de 2020, 09h13
  • Última atualização em Sábado, 09 de Maio de 2020, 11h30
  1. O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, efetuou, por ato administrativo, a outorga de grau aos discentes que integralizaram os cursos de graduação nos períodos letivos 2019-4 e 2020-1 e não chegaram a ter cerimônia de colação de grau. Para regulamentar o ato, a Instituição publicou a Portaria 1296/2020 do Gabinete da Reitoria, de 8 de maio de 2020.

As colações de grau públicas e conjuntas estão suspensas, juntamente com as atividades acadêmicas e administrativas presenciais na Universidade, por tempo indeterminado, desde o último dia 19 de março, para evitar a disseminação da covid-19, conforme recomendações das autoridades de saúde locais, nacionais e internacionais.

Com a outorga do grau por ato administrativo, os formandos terão acesso a um atestado de conclusão de curso, em formato digital. O atestado, emitido pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFPA (Sipac), poderá ser solicitado ao CIAC por meio do sistema de atendimento Sagitta e estará disponível em um prazo máximo de 48 horas após a solicitação. Alternativamente, o atestado poderá ser obtido pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFPA (SIGAA), no prazo de trinta dias. Os atestados serão certificados digitalmente.

O reitor da UFPA destacou a necessidade da medida para atender aos novos formandos. “Muitos discentes concluíram os seus cursos e não puderam colar grau em razão da suspensão das atividades presenciais. Com este ato administrativo, outorgamos o grau e garantimos que o formando tenha acesso a um documento comprobatório da conclusão do curso. Desejamos sucesso a todas e todos, com a certeza de que estão preparados para os desafios da vida profissional e para contribuir com a sociedade do melhor modo”.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa, destaca: “Ao tempo em que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação lamenta não podermos realizar as solenidades tradicionais de outorga de grau, tão marcantes na vida acadêmica de cada aluno que se gradua na Universidade Federal do Pará, gostaria de parabenizar os(as) mais novos(as) profissionais pelo Grau recebido neste dia. Há a certeza, no entanto, de que estamos mais uma vez entregando à sociedade profissionais qualificados, essenciais para que persigamos a construção de um mundo melhor e mais justo”.

A expedição dos diplomas acontecerá após o retorno das atividades administrativas presenciais na UFPA, nos termos das regulamentações vigentes para a emissão de diplomas no Sistema Federal de Ensino.

Texto: Divulgação
Foto: Thiago Pelaes

Acesse o link do texto na íntegra: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/11556-ufpa-outorga-o-grau-a-alunos-que-ja-integralizaram-seus-cursos

Veja a listagem:

Listagem de Discentes Outorgados