Projeto de Extensão "Rádio Curupira" realiza atividades no Campus do Marajó-Soure
Projeto de Extensão "Rádio Curupira" realiza atividades no Campus do Marajó-Soure
No último dia 18 de agosto, o Campus Universitário do Marajó-Soure recebeu a visita do Projeto de Extensão “Narrativas e Cuidados Coletivos nas Ondas do Rádio”, conhecido como “Rádio Curupira”, coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Belloc, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA.
Esta foi a 2ª edição da proposta Rádio Curupira Multicampi, e o Campus do Marajó-Soure teve a honra de receber novamente este importante projeto, que fortalece o diálogo, a criatividade e a integração entre a comunidade acadêmica.
As atividades tiveram início pela manhã, às 9h, na Rádio SOL FM do Marajó, onde a equipe do projeto apresentou ao público local os objetivos e a metodologia da iniciativa, destacando o caráter multicampi da proposta, que conecta diferentes unidades da Universidade em torno de práticas de cuidado, comunicação e produção de conhecimento.
No período da tarde, a partir das 13h30, o auditório do Campus do Marajó-Soure foi palco de uma roda de conversa com a comunidade acadêmica, seguida da gravação de um episódio do podcast da Rádio Curupira, que abordou o tema “Bem-viver marajoara”, valorizando os saberes locais e refletindo sobre formas de vida e convivência que fortalecem a identidade cultural e o bem-estar da região.
O Projeto Rádio Curupira é uma iniciativa que une comunicação, arte e cuidado, relacionando a prática radiofônica com a saúde mental e o bem-viver. As ações incluem assembleias abertas, realizadas sempre às segundas-feiras, às 15h, na Sala Coletiva Banzeiro (2º andar do prédio conjugado de Pós-Graduação, em frente ao CIAC). Nesses encontros, há espaço para escuta, diálogo e construção coletiva de ideias.
As gravações do projeto são realizadas na Rádio Web da UFPA, no Instituto de Letras e Comunicação, onde vozes e histórias ganham vida, fortalecendo vínculos e ampliando a troca de saberes.
Com esse trabalho, o Rádio Curupira busca integrar diferentes setores da universidade, criar conexões humanas e estimular a participação de estudantes, técnicos(as) e docentes, valorizando a expressão e a escuta como instrumentos de cuidado e transformação social.
A passagem do projeto pelo Campus reafirma o compromisso da UFPA com a extensão universitária enquanto espaço de integração, diálogo e construção compartilhada de saberes, utilizando o rádio e o podcast como ferramentas potentes para difundir experiências, estimular o protagonismo comunitário e ampliar a discussão sobre saúde, cultura e bem-viver na Amazônia.
Fotos: Assessoria de Comunicação - ASCOM | CUMS / Rádio Curupira
texto: Assessoria de Comunicação - ASCOM | CUMS
Redes Sociais