Campus do Marajó-Soure realiza reunião com Instituto Lixo Zero Brasil e consolida metas de sustentabilidade
Na manhã da última sexta-feira (29/08), o Campus do Marajó-Soure/UFPA recebeu a visita de Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), em reunião presidida pelo Dr. Juliano Cássio Conceição, Coordenador do Campus. O encontro reuniu representantes da universidade e da sociedade civil, com o objetivo de avançar na implementação do Termo de Compromisso Lixo Zero, do qual o campus é território-piloto.
Entre os principais encaminhamentos, destacou-se a doação de 100 bolsas de formação do curso Embaixadores Lixo Zero, da Academia Lixo Zero, destinadas à comunidade acadêmica, sociedade civil e lideranças locais. Também foram definidas metas ambiciosas: alcançar o padrão Lixo Zero no campus em seis meses e expandir o objetivo para o município de Soure até 2030, envolvendo universidade, poder público, sociedade civil e setor produtivo.
Foi sugerida ainda a criação do Núcleo Lixo Zero do Campus Soure, que terá a missão de realizar diagnósticos, elaborar planos de ação e articular iniciativas com a comunidade externa. Outro encaminhamento foi a proposta de realização de um evento durante a COP30, com palestrantes nacionais e internacionais, reforçando o protagonismo da UFPA-Soure no debate sobre sustentabilidade amazônica.
O campus foi reconhecido como inoculador do conceito Lixo Zero em Soure, fortalecendo sua atuação como espaço de inovação socioambiental e como ponto de partida para a transformação territorial do município.
Texto e Imagens: Assessoria de Comunicação - ASCOM | CUMS
Redes Sociais