Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão sobre preservação da água potável realiza atividade na Escola Dagmar Gonçalves

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 18h18
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 18h18

O Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, realizou nos dias 09, 11 e 12 de abril, uma série de atividades lúdicas para crianças do ensino fundamental na Escola Municipal Dagmar Gonçalves. As ações fazem parte do projeto: “Ações para a preservação da água potável em municípios da Costa Leste da Ilha do Marajó”, coordenado pela professora Dr. Fernanda Biancalana.

O projeto conta com a colaboração de 17 voluntários, que são discentes do Campus de Soure. Por meio de atividades lúdicas, o programa tem o objetivo de fazer com que as crianças envolvidas sejam multiplicadoras da ideia de preservação da água e que elas levem o conhecimento adquirido para os seus familiares.

De acordo com a professora Fernanda, o projeto também “visa à preservação da água potável na ilha do Marajó, para evitar contaminação e desperdício. Então, a gente faz um trabalho de conscientização nas escolas e comunidades, visando à preservação deste bem tão precioso”, afirmou a professora.

O Projeto está em vigor deste de 2015. Os estudantes que fazem parte do programa já passaram por todas as escolas municipais de Soure. Eles utilizam materiais como jogos de quebra-cabeça, roda-roda, amarelinha, boliche e através desses jogos as crianças aprendem como ocorrem à contaminação da água. Eles levam também microscópios para que as crianças vejam o que são bactérias e vermes.

A professora Fernanda Biancalana destacou a importância do projeto para a região do Marajó: “Apesar de termos muita água na região do Marajó, nós temos um problema de água potável, não são todas as residências que são atendidas pela cosampa e os locais mais distantes dependem de poços, e às vezes a manipulação da água desses poços não é feita de forma correta, e acaba contaminando a água. Temos também pessoas que moram ao lado do rio e não têm água potável para beber, por isso é relevante desenvolver um projeto que leve conhecimento para as crianças, para que elas possam levar essa ideia de preservação para os seus lares e que todos se tornem agentes multiplicadores da ideia de preservação da água”, declarou a professora.

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure