Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado: Habilitação ao vínculo institucional de calouros segue até o dia 25 de abril

• Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 12h07
  • Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 12h08

Prezados Calouros,

Todas as informações e procedimentos para habilitação estão disponíveis no site da UFPA - Belém.

O campus de Soure não está realizando habilitação presencial. Portanto, informamos aos calouros que acessem o link: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12535-habilitacao-ao-vinculo-institucional-de-calouros-inicia-nesta-quinta-15-de-abril-processo-requer-atencao-quanto-as-fases-e-a-documentacao

Já está disponível no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará (CIAC/UFPA) o edital de convocação para habilitação ao vínculo institucional dos candidatos(as) classificados(as) no Processo Seletivo 2021. Para conferir o edital completo, clique aqui e leia com muita atenção. A primeira fase iniciou na última quinta-feira, 15 de abril, e segue até o dia 25 de abril.

A habilitação ao vínculo institucional envolve várias fases e tem novidades este ano. As etapas variam, conforme o grupo de inscrição do candidato(a) no PS 2021. O(A) candidato(a) não deve se confundir com o tipo de vaga que ocupou na classificação geral, pois, dependendo do grupo em que se inscreveu, podia concorrer a mais de um tipo de cota. Assim, por exemplo, um(a) candidato(a) inscrito(a) com perfil para concorrer à Cota Escola/Renda/PPI deve participar das etapas e submeter as documentações obrigatórias a esse perfil, ainda que tenha ocupado uma vaga geral de Cota Escola ou de Ampla Concorrência.

Em decorrência da situação epidemiológica, algumas etapas serão exclusivamente online e, quando as condições sanitárias permitirem, ocorrerão as atividades presenciais. As etapas são: 1) preenchimento cadastral e envio da documentação pelos(as) calouros(as) via sistema; 2) validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda) por Banca de Heteroidentificação e validação da autodeclaração de pessoa indígena por Comissão de Verificação da Autodeclaração de Pertencimento Étnico (no caso de candidatos/as inscritos/as em vagas destinadas a Cotas PPI; 3) verificação da condição de pessoa com deficiência (PcD) por Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD (no caso de candidatos/as inscritos/as em vagas destinadas a PcD); 4) entrega presencial da documentação original e cópia.

Na primeira etapa, todos(as) os(as) candidatos(as) classificados(as) no PS 2021 da UFPA deverão acessar o Sistema Online de Calouros, no endereço eletrônico coc.ufpa.br, utilizando número de Inscrição e RG informados na inscrição do processo seletivo. Ao acessar o sistema, é necessário preencher os dados cadastrais e enviar, de forma online, a documentação exigida, conforme seu grupo de concorrência. Para conferir a documentação obrigatória para cada grupo de concorrência de vagas pelo qual o(a) candidato(a) se inscreveu, consulte com atenção o item 4 do Edital n° 06/2021 - CIAC, de 14 de abril de 2021. Quando o(a) candidato(a) entrar no sistema, verá todos os documentos obrigatórios que devem ser anexados conforme seu perfil de inscrição.

Para esta primeira chamada de habilitação, o sistema do Cadastro Online de Calouros (COC) estará disponível das 8h do dia 15/4/2021 até as 18h do dia 25/4/2021. Para as demais chamadas, caso ocorram, o calendário de abertura e fechamento do COC será divulgado, posteriormente, em novos editais convocatórios.