Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da UFPA podem acessar novo acervo digital com mais 10 mil e-books
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes da UFPA podem acessar novo acervo digital com mais 10 mil e-books

  • Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 18h44
  • Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 19h05

A Universidade Federal do Pará (UFPA) contratou novo serviço de acesso a acervo digital de livros com mais de 10 mil títulos de todas as áreas de conhecimento, o Minha Biblioteca. Alguns livros até então indisponíveis, assim como livros mais procurados no acervo físico da Biblioteca Central (BC) agora podem ser encontrados também no formato digital. O acesso já está disponível para os(as) estudantes de todos os campi, por meio do cadastro no Sistema Integrado de Bibliotecas.

As obras são de 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, divididas em 7 catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte.

Para realizar buscas e acessar os títulos, o(a) estudante precisa fazer login (com seus dados cadastrais) no site da Biblioteca Central. Em seguida, deve consultar o título desejado no sistema Pergamum da BC. Se a obra estiver disponível no acervo da Minha Biblioteca, aparecerá para o(a) usuário(a), que poderá acessar o livro com todos os recursos que a plataforma oferece.

Algumas vantagens dos livros disponíveis na plataforma Minha Biblioteca são recursos de acessibilidade, como alto contraste, aumento de fonte, responsividade a diferentes telas e leitura em áudio do texto. O sistema também possui recursos interativos, que permitem acrescentar marcações e anotações ao longo da leitura e compartilhá-las com outros(as) usuários(as) da UFPA cadastrados(as) na BC. A plataforma possibilita ainda a leitura off-line (sem acesso à internet) de até 5 obras por usuário(a). É permitida a impressão de até 15% das obras para uso físico e o(a) usuário(a) pode utilizar o sistema tanto pelo computador quanto por aplicativo de celular.

A Biblioteca Central já começou a oferecer treinamentos para uso da plataforma e a orientar os(as) estudantes para o acesso. Segundo a diretora da BC, Célia Ribeiro, a UFPA já havia buscado a contratação desse serviço anteriormente, dadas as necessidades de permanente atualização da bibliografia disponibilizada aos cursos e de expansão do acesso a obras nas bibliotecas dos campi. “Agradeço muito ao reitor e à administração superior por viabilizarem esse grande ganho para o Sistema de Bibliotecas da UFPA e para os nossos principais usuários, que são os alunos. Estamos muito entusiasmadas em poder disponibilizar um acervo extenso e de grande aderência a todas as áreas de conhecimento”, destacou a diretora da BC.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, aponta que esta é mais uma iniciativa para expandir o acesso ao conhecimento, sobretudo em áreas que têm ainda grande demanda por literatura científica publicada na forma de livros: “O novo serviço de acervo digital amplia o acesso a obras de referência em várias áreas de conhecimento, em um formato leitura em telas, hoje muito utilizado pelo corpo discente, com algumas vantagens funcionais. Estamos muito felizes em oportunizar essa expansão do acervo das nossas bibliotecas”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página