Projeto de Pesquisa: “Aspectos reprodutivos do Desenvolvimento Reprodutivo dos Caranguejos da Ilha de Marajó, Soure/PA”.
Coordenador: Dr. Adriano Biancalana.
Projeto de Pesquisa: “Aspectos reprodutivos do Desenvolvimento Reprodutivo dos Caranguejos da Ilha de Marajó, Soure/PA”.
|
|
O Arquipélago do Marajó está integralmente situado no Estado do Pará, constitui-se numa das mais ricas regiões do país em termos de recursos hídricos e biológicos. O município de Soure detém um potencial pesqueiro com alternativas variadas para as pescarias extrativistas marinhas e estuarinas.
Uma das principais atividades extrativistas realizadas na região do Marajó é a coleta do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (linnaeus, 1763) nas vastas regiões de manguezais. O caranguejo-uçá sofre intensa exploração comercial sendo uma importante fonte de renda e subsistência das populações locais.
Além do caranguejo-uçá outras espécies podem ser encontradas nas regiões de manguezal, e diferentemente do uçá esses indivíduos não sofrem pressão de pesca. Apesar da importância desses animais para o ecossistema eles ainda são pouco estudados na Ilha de Marajó.
Assim, pretendemos, através de análises macroscópicas e histológicas das estruturas reprodutivas caracterizar os tecidos e tipos celulares além de estabelecer os períodos reprodutivos dos animais ao longo do ano com maior precisão, permitindo que legislações específicas possam ser implementadas no município de Soure, na Ilha de Marajó - PA.
|
Os estudos sobre o período reprodutivo são de grande elaboração de leis de defeso conscientes que contribuam para manutenção dos estoques populacionais. Dessa forma o estudo dos caranguejos é fundamental importância biológica, principalmente para as espécies exploradas comercialmente, propiciando a para permitir o manejo e a sobrevivência dos animais e da população extrativista da região.
Redes Sociais