Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão “Pisei na tua areia, Ilha de Marajó: cantos e encantos do carimbó Tambores do Pacoval para a Educação”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de extensão “Pisei na tua areia, Ilha de Marajó: cantos e encantos do carimbó Tambores do Pacoval para a Educação”

  • Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 10h44
  • Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 11h12

 

 

 "No dia 08 de abril de 2023, o projeto de extensão “Pisei na tua areia, Ilha de Marajó: cantos e encantos do carimbó Tambores do Pacoval para a Educação”, realizou a sua primeira aula-espetáculo com o Mestre Dikinho".  
 

"A atividade ocorreu na Associação dos Moradores do Bairro do Pacoval (AMPAC), na cidade de Soure, Arquipélago do Marajó, e contou com a participação de 40 pessoas entre participantes (crianças e adultos), equipe técnica e integrantes do Tambores do Pacoval".

 

Outro ponto de aprendizagem abordou o desaparecimento das dunas de algumas praias da região, a antiga vila que existia na praia do Araruna, o respeito com os encantados e a valorização das memórias e história oral das gerações mais antigas. Houve também o espaço de desenho criado para as crianças.

 

 

 

 

 

 

 

"A partir das músicas “Lamento de Pescador” e “Imaginário”, aprendemos sobre o convívio com os igarapés e rios, as técnicas de pesca, o surgimento da pesca de camarão, as mudanças socioambientais, as diferenças na pesca de hoje e antigamente".

A próxima aula-espetáculo está prevista para ocorrer no mês de maio, em data ainda a ser divulgada. Acompanhe as redes sociais no Instagram do Laboratório de Etnobiologia e Educação Intercultural (@leei), do Tambores do Pacoval (@tamboresdopacoval) e do Mestre Dikinho (@mestre_dikinho).

Os Tambores do Pacoval e o legado do Mestre Dikinho

O conjunto de carimbó Tambores do Pacoval é uma iniciativa da AMPAC (Associação dos Moradores do Bairro Pacoval). Fundado em novembro de 2009, vem cumprindo a missão de valorizar os mestres da cultura popular de Soure, fortalecer a transmissão da cultura às novas gerações e promover a identidade marajoara através das ações culturais, educativas e de sustentabilidade na comunidade.

O trabalho de inclusão social através da cultura promovido pelo grupo Tambores do Pacoval, em parceria com a AMPAC, consolidou uma influência na geração mais jovem do município, tanto para tocar quanto para dançar, indicadores da repercussão das estratégias de salvaguarda do patrimônio imaterial conduzidas.

O conjunto mantém com regularidade semanal, há 13 anos, as rodas de carimbó na sede da AMPAC, gerando renda e fortalecendo a cultura no bairro Pacoval. A atividade se tornou um dos principais atrativos turísticos e cultural da cidade de Soure e vem se tornando uma referência local da cultura tradicional. O grupo Tambores do Pacoval tem como sua principal referência o legado do Mestre Dikinho. No ano de 2022, o grupo grava mais um CD e o disponibiliza gratuitamente para escuta através de plataformas digitais (Youtube). Nesta obra, as canções retratam o cotidiano marajoara e marcam o lugar do Mestre Dikinho como um “cronista do Marajó”, cantando em sua obra a vida atravessada por dois ambientes (rios e campos), marcada por uma sazonalidade (verão e inverno) e na diversidade de sua fauna e flora.

 

 
O que é o Projeto de Extensão?
 

Contemplado no IV Edital Prêmio PROEX de Arte e Cultura (Categoria Culturas Populares), da Universidade Federal do Pará, o projeto se fundamenta no Mestre Dikinho e no grupo Tambores do Pacoval para o desenvolvimento de ações educativas que visam a salvaguarda do patrimônio imaterial, tendo como culminância a produção de uma cartilha educativa que relacione carimbó e conhecimentos ecológicos tradicionais para a educação ambiental no território marajoara.

A ação extensionista possui a coordenação compartilhada do professor Dr. Nivaldo “Caju” Léo Neto (FACBIO-Soure), professora Dra. Cilene Rohr (ILC-Belém) e a produtora cultural Cilene Oliveira (AMPAC).

O projeto também se integra às ações extensionistas do Programa de Extensão “Mbarayo: Encontro de Saberes” (contemplada no PROEXIA-Marajó) e do projeto de pesquisa: “Culturas, Ciências e Educação na Ilha do Marajó: caminhos para uma Educação Intercultural”, ambos coordenados pelo professor Dr. Nivaldo “Caju” A. Léo Neto.

 

Realização:

- Associação dos Moradores do Bairro Pacoval – AMPAC

- Tambores do Pacoval

- Grupo de Estudos e Pesquisas Encontros de Saberes – GEPES/UFPA-CNPq

- Laboratório de Etnobiologia e Educação Intercultural – LEEI/UFPA

 

Contatos:

Instagram:

@leei.ufpa

@tamboresdopacoval

@mestre_dikinho

@cilenemarajoara

 

E-mail:

nivaldoleo@ufpa.br

leei.ufpa@gmail.com

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página