Página inicial > Últimas Notícias > (SIEPE) 2023 Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão: Cenários Amazônicos

(SIEPE) 2023 Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão: Cenários Amazônicos

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 11h08
  • Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 11h25

O (SIEPE/2023) SEMINÁRIO INTEGRADO – ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Soure oferece aos alunos de graduação uma oportunidade de aprimorar sua formação acadêmica, a partir da integração do tripé que estimula e viabiliza o conhecimento: ensino, pesquisa e extensão. Em linhas gerais, o SIEPE amplia o horizonte da formação discente ao instigar o debate e a divulgação dos resultados de planos de trabalhos, preparando o discente para uma ação futura tanto em instituições acadêmicas de ensino e pesquisa, quanto em outras funções do campo profissional. O SIEPE é composto por três seminários na área do ensino, da pesquisa e da Extensão. O SEPEDUC, o SEMINIC e a Jornada de Extensão (JORNEXT).

O SEMINÁRIO DE PROJETOS EDUCACIONAIS (SEPEDUC/2023) constitui parte integrante do (SIEPE/2023) contemplará a temática “Cenários Amazônicos”, o SEPEDUC-2023 objetiva promover debates, trocas de experiências,  sobre os cenários amazônicos. Os Cenários Amazônicos situam-se, preferencialmente, no âmbito dos projetos vinculados às ações acadêmicas, com apresentação de trabalhos de natureza espontânea advindos de experiências vinculadas aos cursos de graduação da UFPA de Soure. OBJETIVOS do SEPEDUC: divulgar e trocar experiências educacionais no ensino de graduação e na educação básica desenvolvida como expressão de ações voltadas à melhoria da qualidade da Educação Pública no Estado do Pará. Categorias: produção de Material Didático (M.D.) ou Relato de Experiência (R.E.). Produção de Material Didático (M.D.): descrição de Um produto educacional (material didático) produzido no âmbito de um projeto ou programa, ou de iniciativa espontânea, destinado à melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica ou graduação. Relato de Experiência (R.E.): trabalho acadêmico destinado ao compartilhamento e divulgação de uma experiência pedagógica vivenciada pelos autores com finalidade de melhorar Processos de Ensino e de aprendizagem. Seminário de Iniciação Científica (SEMINIC) Apresenta a toda à comunidade acadêmica o resultado das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação científica e vigentes no ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Objetivos: estimular os estudantes de graduação a iniciarem atividades de pesquisa e estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades cientificas, tecnológicas, profissional e artístico – cultural. A Jornada de Extensão (JORNEXT): tem por ação integrar as dimensões acadêmicas (PROEXIA e PIBEX) além de outros projetos voltados para extensão universitária. Objetivos: evidenciar o compromisso universitário com a sociedade e estimular o trabalho conjunto e coordenado com os distintos atores governamentais, sociais, produtivos, educativos, científicos e culturais.

Mais Informações acesse o site:

Realização: