Página inicial > Últimas Notícias > Campus de Soure promove Dia do Calouro para estudantes do período intervalar

Campus de Soure promove Dia do Calouro para estudantes do período intervalar

• Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 10h58
  • Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 18h00

Com o objetivo de promover a integração dos calouros com os diversos setores da Universidade, o Campus Universitário Marajó-Soure realizou, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4 de julho, o Dia do Calouro para os estudantes do curso de Licenciatura Integrada e Pedagogia, do período intensivo (intervalar).

No primeiro dia de programação, os calouros conheceram, por meio de palestras, a função de alguns setores, como a Coordenação Geral e Acadêmica, o Núcleo de Assistência Estudantil (Naest), a Assessoria de Comunicação (Ascom), a Direção de Extensão (Depex), a Biblioteca e o Centro Acadêmico de Letras-Língua Inglesa. Os alunos tiveram, também, uma aula inaugural sobre Base Nacional Curricular, com o professor Eduardo Paiva.

Segundo o coordenador acadêmico, professor Luiz Marcelo Pinheiro, “o Dia do Calouro é um momento para acolher esses novos estudantes, explicar sobre o objetivo do ensino, da pesquisa e da extensão e norteá-los em relação aos direitos e aos deveres dos discentes na graduação.”

A programação continuou no dia 4 de julho quando a turma de Licenciatura Integrada participou de uma Oficina de Informática; e a turma de Pedagogia, de uma palestra sobre a Prática Pedagógica nas Comunidades Tradicionais.

De acordo com a diretora da Faculdade de Licenciatura Integrada, professora France Fraiha Martins, o evento promoveu o contato dos estudantes com o curso em que eles estão inseridos. “Nesse primeiro dia de aula, a gente faz um reconhecimento da condição deles como universitários; o papel que eles exercem na graduação; o objetivo do curso superior de Licenciatura Integrada e como eles podem se desenvolver ao longo da formação inicial na docência. Tivemos também uma aula inaugural com o tema ‘Base Nacional Curricular Comum e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais’, assunto que está presente na relação profissional desses futuros professores”, afirmou a professora.

A estudante Raymara Brito é caloura do curso de Pedagogia, para ela, a graduação é um sonho a ser alcançado: “Haverá muitos desafios e sei que o caminho é árduo, mas, quando almejamos um sonho, não temos que medir esforços para alcançá-lo.”

Texto: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário Marajó-Soure
Fotos: Ester Amaral