Página inicial > Últimas Notícias > Campus Soure promove simulado em curso preparatório para o Enem 2018

Campus Soure promove simulado em curso preparatório para o Enem 2018

• Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 11h03
  • Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 18h11

O cursinho popular do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure realizou, no  início desta semana, dia 25 de junho, o segundo simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018.  Cerca de 33 alunos participaram da atividade que tem como principal objetivo preparar vestibulandos para o exame e oferecer experiência na docência para universitários do Campus de Soure.

O projeto do cursinho popular é coordenado pelo professor Adriano Biancalana e conta com 13 estudantes universitários, que lecionam as disciplinas cobradas no Enem. As aulas são voltadas para jovens vestibulandos que não têm recursos para pagar um cursinho privado.

Criador do cursinho, Adriano revelou como surgiu a ideia do projeto: “Sempre tive o desejo de implantar um curso pré-vestibular popular na UFPA, já que frequentei um curso desse e sei de sua importância para as populações mais carentes. Além disso, nossos alunos também precisavam de uma oportunidade real para desenvolver a prática docente e se preparar para o mercado de trabalho. Dessa forma, vi no cursinho um meio de favorecer esses dois grupos”, explicou o professor.

Segundo a estudante de Ciências Biológicas Natália Valle, que colabora como professora, o projeto é importante tanto para os alunos beneficados, quanto para quem leciona. “O cursinho reflete diretamente na minha carreira como professora, pois me proporciona experiência em uma sala de aula real e oferece para os vestibulandos mais segurança. Alguns alunos chegaram aqui sem saber a estrutura básica de uma redação, hoje eles estão mais familiarizados com o conteúdo e, consequentemente, aptos para o vestibular”, declara a estudante.

Para a aluna do cursinho Ana Maria da Costa Nunes, “o simulado é uma experiência que os deixa mais preparados para realizar o Enem neste ano”. Ana Maria estuda para o vestibular com o seu filho, que também faz parte do projeto. “Estudar com o meu filho é bom, porque um incentiva o outro e, talvez, façamos parte da mesma turma na faculdade no próximo ano, pois pretendemos estudar Ciências Biológicas ou Pedagogia”.

Voluntários – Para aqueles que desejam colaborar, o Cursinho Popular está precisando de professores de inglês ou espanhol para completar o quadro das disciplinas ofertadas pelo projeto.

Texto e foto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação Campus Soure