Página inicial > Últimas Notícias > Autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras é tema de palestra no Campus Soure

• Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 17h03
  • Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 18h11

Auditório lotado na palestra sobre: “Autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras”, ministrada pelo professor Jhonatan Rabelo. O evento ocorreu no dia 25 de julho, no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure e contou com a presença dos estudantes de Letras – Língua Inglesa, Licenciatura Integrada, Pedagogia, Geografia, Etnodesenvolvimento e Ciências Biológicas.

Tema abordado:

Desde os anos 1980, a autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras tornou-se objeto de investigação para os acadêmicos de linguística aplicada. Em linhas gerais, essas pesquisas buscavam entender de que formas os estudantes poderiam assumir o controle o sobre os seus processos de aprendizagem (HOLEC, 1981). Esse foi o ponto de partida de um campo que se desenvolve até os dias atuais. Abarcando temáticas como estilos e estratégias de aprendizagem, motivação, centros de autoacesso e aconselhamento, as pesquisas em autonomia têm ganhado destaque no contexto nacional, especialmente por essa última ser um atributo de fundamental importância para estudantes do contexto universitário. A palestra abordou os pressupostos teóricos mais relevantes da autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras e apresentou uma proposta de projeto a ser desenvolvido no Campus Universitário do Marajó - Soure.