Estudantes do Curso de Etnodesenvolvimento promovem evento em homenagem a estudante Rubiane Cardoso
Os estudantes do curso de Etnodesenvolvimento do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, promoveram no dia 18 de janeiro, o evento: “Povos e comunidades Tradicionais: Ninguém Solta a Mão de Ninguém”, na sede da Associação dos Moradores de Caju-Una. Os alunos e professores prestaram uma homenagem à pescadora Rubiane Moraes dos Santos Cardoso, discente do curso, falecida no dia 13 de Outubro de 2018.
Durante o evento os alunos prestaram uma homenagem à Rubiane Cardoso, por sua trajetória como discente do curso e por sua luta pelos direitos da sua comunidade. Cerca de 70 pessoas participaram do evento, tais como os alunos do curso de Etnodesenvolvimento, moradores da comunidade e membros da família da discente homenageada.
A mesa de abertura do evento foi formada pela professora Eliane Faria; coordenadora do curso de Etnodesenvolvimento, Ludmila Ventura; Coordenadora da Divisão de Assistência Estudantil do Campus Soure, pela representante da Associação dos Moradores do Caju-Una; Raquel Monteiro, pelo coordenador Regional da Malungo- Marajó; Hilário Maciel, por discentes do curso de Etnodesenvolvimento, das pertenças quilombolas representada por Dayane Chaves e Delma Brito, extrativistas; representados pela discente Maria do Carmo, pescadores; representados pelo discente Adriano Barbosa e agricultores representados pala discente Maria da Conceição.
Os participantes da mesa discutiram os desafios de povos e comunidades tradicionais diante de problemas ambientais gerados por projetos desenvolvimentistas que assolam as suas comunidades de origem e a necessidade de resistência das comunidades diante de tais problemas socioambientais. Também foi destacada a importância do curso de Etnodesenvolvimento na criação, junto às comunidades, de projetos de intervenções que beneficie as comunidades. Destacando a luta da discente Rubiane Moraes em combate aos problemas ambientais existentes em sua comunidade.
Após a mesa Jovanildo Teles apresentou o projeto “Criação de rede solidária de comunicação para a permanência e qualidade de vida dos territórios tradicionais” criado pelos discentes do curso durante a disciplina “Cidadania Socioambiental e qualidade de vida”, ministrada pelos professores Gustavo Moura e Carina Foppa. O projeto tem por objetivo criar e fortalecer uma rede de solidariedade dos pescadores através da conservação socioambiental dos territórios tradicionais gerando qualidade de vida nas comunidades de pescadores.
Em seguida a discente Ana Laide Barbosa apresentou o projeto “Casa de Memória Rubiane Cardoso”. O projeto em fase inicial foi pensado pelos discentes do curso e tem como objetivo criar, juntamente com a comunidade, um espaço de valorização dos Tesouros Humanos Vivos, da memória dos moradores, das Histórias, dos conhecimentos tradicionais relacionados à pesca, das lutas por direito e dos demais patrimônios imateriais e materiais da comunidade Caju-Una.
Ao final do evento o discente Roberto Chip apresentou um vídeo com momentos da trajetória da discente Rubiane Cardoso no curso de Etnodesenvolvimento, após a exibição todos deram as mãos e cantaram a música “Eu quero apenas” de Roberto Carlos, ao terminar a música todos os presentes abraçaram a família da homenageada.
Texto: Giovane Silva (Assessoria de Comunicação do Campus Soure)
Redes Sociais