Página inicial > Últimas Notícias > Campus Soure promove Dia do Calouro para estudantes de Biologia e Letras – Língua Inglesa

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 22h25
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 09h17

Visita aos laboratórios de Biologia, apresentação da campanha “zero descartáveis”, depoimento de ex-alunos, trote de inglês com música, etc. Essas foram algumas das ações promovidas pelas Faculdades de Ciências Biológicas e Letras – Língua Inglesa, no Dia do Calouro do  Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure. O evento foi realizado na segunda-feira, dia 11 de março, com a finalidade de recepcionar os novos estudantes do Campus.

A programação ampla do evento envolveu alunos, técnico-administrativos, docentes, bolsistas e coordenação geral. O diretor da Faculdade de Letras-Língua Inglesa, Jhonatan Rabelo, explicou as ações que foram realizadas para os calouros do curso: “A programação de letras ocorreu por meio de um tripé. O primeiro objetivo foi oferecer pra eles orientações sobre a vida acadêmica e os pontos principais do regulamento do ensino da graduação, no qual eles tiveram noções de direitos e deveres dentro da universidade, no segundo ponto nós fizemos um panorama geral do curso, com nossos planos e projetos e, para concluir, nós contamos com depoimentos de ex-alunos e veteranos que falaram das dificuldades, dos sonhos e deram dicas de como se preparar para o mercado de trabalho”, relatou o professor. A programação para esses alunos ainda contou com um trote musical. Os novos discentes foram desafiados a cantar músicas em inglês em um Karaokê.

Para a caloura de Letras, Viviane Cardoso, a experiência foi incrível. “Eu achei que seria algo bem mais sério e rápido, mas foi muito descontraído e dinâmico”.

Para os alunos de Biologia, a programação foi diferente. A coordenadora da Faculdade de Ciências Biológicas, Cinthya Arruda, descreveu como ocorreu a programação. “Nós apresentamos o que nós fazemos dentro da biologia, quais são as linhas de pesquisa e os laboratórios que têm na instituição, além da programação clássica, que é o trote consciente, onde fizemos uma proposta de lanche sustentável, que são lanches que não produziram lixo e depois disso o trote consciente contou com a leitura da petição. Foi construída uma carta, contextualizando a problemática do plástico e pedindo para as autoridades do município e das outras instituições em todas as esferas, que elas se tornem parceiras e comecem a aderir essa campanha”, afirmou a professora.

O lanche sustentável, a conversa de roda e o trote do documento lido, foram ações promovidas pelo grupo de Educação Ambiental, Puxirum, que é coordenado também pela professora Cinthya Arruda. “O grupo de educação ambiental ele traz essa proposta de levar esses conhecimentos, que já estão sendo divulgados pela ciência da problemática do lixo e de discutir questões de consumo consciente e de alfabetização ecológica. O grupo Puxirum é aberto, não envolve só estudantes, qualquer pessoa da sociedade civil pode participar”,  afirmou a professora.

Os setores administrativos também tiveram um espaço no Dia do Calouro. Assessoria de Comunicação, Assistência Estudantil, Departamento de Extensão, Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), Laboratório de Informática e Vice-Coordenação Geral por meio dos seus respectivos representantes falaram sobre o que cada setor faz na instituição, quem faz parte da equipe e onde estão localizados os departamentos.

Texto e Fotos: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure.