Página inicial > Últimas Notícias > Campus Soure lança edital de Extensão do Marajó e Observatório de Direitos Humanos e Justiça Social

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 17h32
  • Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h04

O Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure lançou, na última segunda-feira, 29 de abril, o Edital de Extensão Inclusiva Avançada (PROEXIA) Marajó. O evento reuniu a comunidade acadêmica, líderes religiosos e representantes de associações culturais. Na ocasião, também foi lançado o Observatório de Direitos Humanos e Justiça Social do Marajó.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor, professor Gilmar Pereira; do pró-reitor de Extensão, professor Nelson Souza; do vice-coordenador do Campus de Breves, professor Ezequiel Gomes; do coordenador do Campus de Soure, professor Anderson Maia; e do bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona.

Ações extensionistas - A finalidade do Edital de Extensão é selecionar e financiar 20 (vinte) programas de extensão, vinculados ao projeto pedagógico de curso, para o desenvolvimento de ações extensionistas, a fim de atender a demandas socioeconômicas no Arquipélago do Marajó. “Nós somos uma instituição humanista que está sempre preocupada com a questão da igualdade, da justiça e dos, direitos humanos. Esse edital vai apoiar várias áreas que serão desenvolvidas pelos projetos, com o objetivo de promover a cidadania na região”, declarou o reitor Emmanuel Tourinho.

Para o pró-reitor de Extensão, professor Nelson Souza, o edital foi o resultado de outras ações da Proex. “O edital resulta de ações diferentes que nós iniciamos nos Campi de Soure e de Breves, desde 2017. Ações que foram tomando corpo e se tornaram mais compreensíveis e culminaram em dois colóquios de governança mesorregional O edital apresenta as principais sínteses, proposições e resultados que obtivemos até aqui e, por esses resultados, a Universidade assume a necessidade de estar mais integrada, comprometida e enraizada nas sociedades marajoaras”, afirmou o professor Nelson Souza.

A prelazia do Marajó participou de colóquios, seminários e de outros eventos que ajudaram a UFPA a elaborar o Edital de Extensão. Para o bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, o lançamento do edital “reúne esforços da igreja e principalmente da Universidade, que motivou adequadamente a participação dos bispos no que tange ao que todos podem fazer para mudar a realidade da Amazônia”, destacou o bispo.

Observatório de Direitos Humanos e Justiça Social do Marajó - Além do lançamento do Edital de Extensão, foi lançado o observatório de Direitos Humanos e Justiça Social do Marajó. O professor Carlos Maciel, responsável, na Proex, por relações interinstitucionais, explicou a finalidade do observatório. “Os dois lançamentos foram os produtos decorrentes de dois colóquios, que ocorreram em Soure e em Breves, e, nesses encontros, foram apresentadas diferentes situações que envolvem questões de violência contra criança, mulher, violência social de maneira geral, as quais expressam situações preocupantes na ilha do Marajó. Então, com base nessas denúncias que foram apresentadas nos colóquios, surgiu essa proposta da criação de um Observatório de Direitos Humanos e Justiça Social que tivesse diversos papéis, como ser um canal de denúncia de violação de direitos humanos, e que elas conseguissem ser organizadas para poder dar base para um banco de dados de informações que poderão ser utilizadas especialmente para a organização de uma agenda de enfrentamentos dessas situações de violência”, afirmou o professor.

O Edital de Extensão Inclusiva Avançada (PROEXIA) Marajó está disponível na internet. Acesse aqui o site.

Texto : Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus UFPA Marajó-Soure