Laboratório de Biologia na Saúde (Labiosaúde) participa de ação no Cento Social Menino Deus
O Laboratório de Biologia na Saúde (Labiosaúde), coordenado pelo professor, doutor, Marcelo Pinheiro, do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, realizou nos dias 27 e 28 de abril e nos dias 04 e 05 de maio uma série de ações no Centro Social Menino Deus. O laboratório realizou testes rápidos de HIV, hepatite B e C. Durante esses dias também foram realizadas consultas médicas que fazem parte do projeto “Amigos de Jesus”, coordenado pela Comissão de Justiça e Paz, ambos ligados à Prelazia do Marajó.
O professor, Marcelo Pinheiro, explicou o trabalho realizado pelo Laboratório de Biologia na Saúde (Labiosaúde): “O Labiosaúde foi instalado no Centro Social Menino Deus em 2017 para efeitos de trabalhar com saúde coletiva: levar o conhecimento de prevenção primária para a população e o trabalho que eu realizo na minha área que é a virologia. A gente faz testes rápidos e demora 05 minutos para dar o resultado, tudo com o respaldo do Conselho Regional e Federal de Biologia. Então, nosso grande objetivo é enfatizar a saúde coletiva, que é a funcionalidade da área médica com uma linguagem de professor”, declarou o docente.
O laboratório também conta com o apoio de ex-alunos do Campus Soure, graduados em Ciências Biológicas pela instituição.
Ação Social
As ações sociais oferecem consultas grátis para a população de Soure, com especialidades em dermatologia, angiologia, acupuntura, cardiologia, neurologia, e fisioterapia. Os médicos e outros profissionais que participam dessas ações são todos voluntários. A secretária dos bispos do Marajó e coordenadora da Comissão de Justiça e Paz, Kátia Eymard Afonso, explica o objetivo dessas consultas. “Essas ações que promovemos são por conta da necessidade que a gente tem de poder ajudar a população de Soure, além de que nós temos um centro social, que é de saúde, e por isso a gente uniu o útil ao agradável, trazendo médicos de Belém. E o que é interessante é que muitos deles ouvem falar da ação e nos procuram para também serem voluntários”, afirmou Kátia. O projeto também conta com o apoio de um grupo da OAB, advogados, Unimed, UFRA, e voluntários da França e da Alemanha.
A próxima ação social vai ocorrer nos dias 17 e 18 de maio, com consultas médicas para a população de Soure.
Mais informações no Centro Social Menino Deus.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure
Redes Sociais