Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Biologia na Saúde (Labiosaúde) participa de ação no Cento Social Menino Deus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Laboratório de Biologia na Saúde (Labiosaúde) participa de ação no Cento Social Menino Deus

  • Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 18h12
  • Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2019, 18h16

O Laboratório de Biologia na Saúde (Labiosaúde), coordenado pelo professor, doutor, Marcelo Pinheiro, do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, realizou nos dias 27 e 28 de abril e nos dias 04 e 05 de maio uma série de ações no Centro Social Menino Deus. O laboratório realizou testes rápidos de HIV, hepatite B e C. Durante esses dias também foram realizadas consultas médicas que fazem parte do projeto “Amigos de Jesus”, coordenado pela Comissão de Justiça e Paz, ambos ligados à Prelazia do Marajó.

O professor,  Marcelo Pinheiro, explicou o trabalho realizado pelo Laboratório de Biologia na Saúde (Labiosaúde): “O Labiosaúde foi instalado no Centro Social Menino Deus em 2017 para efeitos de trabalhar com saúde coletiva: levar o conhecimento de prevenção primária para a população e o trabalho que eu realizo na minha área que é a virologia. A gente faz testes rápidos e demora 05 minutos para dar o resultado, tudo com o respaldo do Conselho Regional e Federal de Biologia. Então, nosso grande objetivo é enfatizar a saúde coletiva, que é a funcionalidade da área médica com uma linguagem de professor”, declarou o docente.

O laboratório também conta com o apoio de ex-alunos do Campus Soure, graduados em Ciências Biológicas pela instituição.

 

Ação Social

 As ações sociais oferecem consultas grátis para a população de Soure, com especialidades em dermatologia, angiologia, acupuntura, cardiologia, neurologia, e fisioterapia. Os médicos e outros profissionais que participam dessas ações são todos voluntários. A secretária dos bispos do Marajó e coordenadora da Comissão de Justiça e Paz, Kátia Eymard Afonso, explica o objetivo dessas consultas.  “Essas ações que promovemos são por conta da necessidade que a gente tem de poder ajudar a população de Soure, além de que nós temos um centro social, que é de saúde, e por isso a gente uniu o útil ao agradável, trazendo médicos de Belém. E o que é interessante é que muitos deles ouvem falar da ação e nos procuram para também serem voluntários”, afirmou Kátia. O projeto também conta com o apoio de um grupo da OAB, advogados, Unimed, UFRA, e voluntários da França e da Alemanha.

A próxima ação social vai ocorrer nos dias 17 e 18 de maio, com consultas médicas para a população de Soure.

 Mais informações no Centro Social Menino Deus.

 

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure

registrado em:
Fim do conteúdo da página