Página inicial > Últimas Notícias > Campus Soure promove palestra sobre heteroidentificação para servidores e bolsistas

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 16h19
  • Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 18h39

O Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, realizou nos dias 25 e 26 de junho, a oficina de Heteroidentificação para servidores públicos e bolsistas, ministrada pelo professor Raimundo Jorge de Jesus do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O evento teve o objetivo de capacitar agentes públicos e sociedade civil para que eles estejam aptos a apurar a veracidade da autodeclaração de candidatos que venham a pleitear vagas como servidores públicos na Universidade, por meio das políticas afirmativas.

palestra

Durante os dois dias, a oficina trabalhou temas como racismo, superação do racismo e funcionamento das comissões de heteroidentificação. De acordo com o professor Raimundo Jorge  capacitações como essa,  não são voltadas apenas para servidores federais e membros da sociedade civil, os agentes públicos municipais também podem participar.

palestra1

O Campus de Soure pretende realizar outra oficina com o mesmo tema para abranger outros públicos, como representantes das comunidades quilombolas, líderes de associações, entidades, etc.

Cotas para negros

A lei que rege as cotas para negros em concursos públicos é a lei de número 12.990, de 09 de junho de 2014.